Clubes/associados
Primeira Página

Clubes/Associados

Clubes


Clubes Filiados na AABEJA
Juventude Desportiva das Neves
JDN
Morada: Rua Bento Gonçalves, n.º2, 7800 - 651  Neves
Telefone:
Fax:
mail: juvdneves@sapo.pt 
Amilcar Pereira <amilcar.pereira@edp.pt>
 
Tlm 962 494 659   -  966 212 482 www.juventudedesportivadasneves.com
Presidente: Amílcar Manuel Colaço Pereira blog:
Técnicos Atletismo:  Prof. José Silveira, Jorge Aniceto e Outros
 Breve Historial do Clube:    
 
Centro de Cultura e Desporto Bairro Nossa Senhora da Conceição
BNSC
Morada: Largo Raul de Carvalho n.º 19     7800         Beja
Telefone:
284 324 455
Fax:
284 324 455
mail: ccdbnsc_atletismo@totmail.com
Tlm: 96 0049 654 http://www.ccd-bairro-conceicao.com
Presidente: João Mimoso blog:
Técnicos Atletismo: Prof. Hugo Sioga, David Palma
O Centro de Cultura e Desporto do Bairro da Conceição foi fundado a 11 de Agosto de 1987, - DR. III série, nº 76 de 2 de Abril de 1991, tendo como designação original Centro Popular de Trabalho do Bairro da Nossa senhora da Conceição.
O centro de cultura e desporto bairro nossa senhora da Conceição concede na Rua Raul de Carvalho, nº9 é das poucas colectividades possuidoras de equipamento desportivos e culturais próprios. Estes resultaram da cedência de terrenos por parte da autarquia de Beja e diocese, edificando dos mesmos estruturas desportivas tendo financiamento por parte do Estado (Direcção Geral do Ordenamento do Território e desenvolvimento Urbano Ministério das obras públicas). Destas estruturas edificada há a destacar o campo de futebol de 11, bancadas cobertas, balneários e praça para eventos culturais.
Na sua história já constam várias modalidades desportivas, permanecendo sempre o futebol. Destaca para a época 96 / 97 quando a equipa de futebol sénior feminino participou no campeonato nacional da 2ª divisão nacional, equipa que actualmente já não existe.
O futebol existente neste clube restringe-se unicamente ao género masculino.
Desde a sua fundação, muitas têm sido as actividades desenvolvidas, passando por iniciativas pontuais como regular passando por várias modalidades. Do seu passado constam modalidades como motocross (clube possui uma pista), corrida em patins (títulos de campeão nacional),(modalidade que faltam).
Presentemente além do futebol possui mais quatro modalidades., com actividade regularem: atletismo, tiro, pesca desportiva e ténis de mesa.
A nível pontual constam ainda mais quatro modalidades desportivasculturais: jogos tradicionais (malha), campismo, festas popularesgarraiadas e corridas de galgos.
 
 
Associação Cultural e Recreativa Zona Azul 
ACRZA
Morada: Rua Frei Manuel do Cenáculo, n.º 17    7800 - 000  Beja
Tel.
 284 326 632
Fax
284 326 632
mail: zonaazul@netvisao.pt
Tlm http://www.zonaazul.pt
Presidente blog:
Técnicos Atletismo: Prof. Fernando Damásio e Prof. João Almeida
Breve Historial de Clube: A Zona Azul foi fundada em 9 de Outubro de 1975, a última versão dos seus estatutos foram publicados no DR de 17/04/99, III série e tem o estatuto de Utilidade Pública desde 24/06/88.
Foi condecorada pela Câmara Municipal de Beja, com a Medalha de Mérito Municipal Grau Prata.
Em 1998 foi considerado o Melhor Clube Desportivo do Distrito de Beja, concurso instituído pelo Instituto Nacional do Desporto.
A Zona Azul, como muitos clubes em Portugal foi Fundado depois do 25 de Abril, apesar das suas raízes terem sido lançadas em 1973.
Foram Sócios fundadores da Zona Azul, o Joaquim Santos (Quinito), João Mimoso, Jerónimo Duro, Francisco Fresco, António Costa, António Vitória, Joaquim Cavaco, José Manuel, Manuel Serrano e o José Carlos(Bita).
A Zona Azul tem contribuído ao longo da sua existência para a promoção e consolidação do Associativismo, foi sócio fundador de diversas Associações de Modalidade, Andebol, Atletismo, Damas e Judo além da Associação de Clubes Amadores do Concelho de Beja.
O aparecimento da Zona Azul, no espaço desportivo da Cidade e do Distrito, ficou na altura marcado pelo direito à diferença, pois desde logo os seus objectivos foram determinados pela prática de outras modalidades além do Futebol.
Desde a sua fundação, muitas têm sido as actividades desenvolvidas, desde o Badminton, Damas, Xadrez, Ciclismo, BTT, TaeKwon-Do e Futebol.

Presentemente na Zona Azul praticam-se várias modalidades, entre as quais o Andebol, Atletismo, Campismo, Columbofilia, Ginástica, Natação e Ténis.
A Zona Azul, tem igualmente contribuído para a melhoria qualitativa do desporto não só na Cidade, como também no Distrito, com atletas internacionais em várias modalidades, Andebol, Luís Moreira, José Borrela, João Malveiro, André Valério, João Paulo Rodrigues, Bruno Luz, José Lopes e Catarina Moleiro, no Atletismo Luís Barroso (atleta Olímpico), Fernando Damásio e muito recentemente Pedro Fontes e Débora Encarnação, no futebol, Francisco Fernandes e António Rolim.
Hoje a Zona Azul, ocupa um espaço importante no desporto do nosso Concelho e Cidade, através dos seus 1400 sócios e dos cerca de 600 atletas, na via do rendimento e via da recreação.

 
 
Clube da Natureza de Alvito
 CNA
Morada: Praça da República, n.º 1   7920 - 028   Alvito
Telefone:
284 485 148
Fax:
284 485 148
mail: cnalvito@netc.pt
Tlm 962960322 http://cnalvito.blogs.sapo.pt/
Presidente: Joaquim Patrício blog:  http://cnalvito.blogs.sapo.pt
Técnicos Atletismo: Joaquim Patrício / Hugo Cansado / Carlos Papacinza / Vítor Carvalheira
Breve Historial de Clube: O Clube foi criado em 25-09-1995, por cisão no G D C Alvito de todos os atletas, técnicos e seccionista da Orientação, motivada pelo bloqueio "futebolístico", como acontece em muitos clubes tradicionais.
A modalidade-mãe é, pois, a Orientação!
Mas, porque é importante uma prática atlética diversificada e como nem todos têm os mesmos gostos e aptidões, criam-se, sucessivamente, novas actividades no Clube: Atletismo, Natação, Cicloturismo, BTT, Badminton, Triatlo, Ténis de Mesa e Pedestrianismo, além da tentativa permanente na Patinagem (a negrito, as actuais). Esta opção pelas modalidades de prática unipessoal prende-se com a rarefação populacional do nosso Alentejo, provocada pelo abandono a que os sucessivos governos (passadas 3 décadas de Abril) têm votado o nosso Alentejo.
O Atletismo é, assim, a segunda modalidade no Clube (desde 1996) e torna-se a mais produtiva em resultados, logo desde o início. Recordam-se alguns nomes que constutuíram referências (nos seus escalões) no Atletismo distrital e poderiam ter sido atletas com alguma relevância mesmo a nível regional ou até nacional (mas que as condições sociais e culturais locais não permitiram): Rute Cansado, Fátima Matoso, Qui Toi Cansado, José Dias, Isabel Fialho, José Feio, Mª João Liso, Ana Carolina Fialho, Daniel Nunes, Nuno Guerreiro, Ana Gomes, Ana Rita Buinho, Rodrigo Pereira, Ventura Doroteia, Bruno Folgoa, Catarina José, Tiago Feles... tantos! É uma pena! Felizmente, continuamos a contar com a Ângela, o Vítor, o Mega, o Papacinza, o João, o Hugo, o Paul, o Diogo, a Susana e os novos atletas que ano após ano vamos conseguindo captar, alguns que, também poderão singrar no nosso Atletismo.
A equipa de Atletismo têm vindo a conquistar, ao longo dos anos, algum realce no panorama distrital, com muitas vitórias a nível individual e por equipas nos escalões jovens, nomeadamente no meio-fundo, incluindo Campeonatos de Estrada e de Corta-mato Distrital e do Alentejo. Actualmente, mercê de grande persistência, é a referência do meio-fundo distrital, não só nos escalões jovens (vencedora, desde a primeira edição, do Corta-mato Jovem anual), mas agora, igualmente em Seniores (os miúdos cresceram), com a obtenção do primeiro título Distrital!
O próximo horizonte é o Alentejo e... um dia destes, a constituição de uma equipa de meio-fundo sul-alentejana que se possa bater pelos pódios nacionais: Luís Pinto, Ricardo Paixão, Vítor Carvalheira, Carlos Papacinza, Celso Graciano, João "Mega" Figueiredo, João Caeiro e outros que se vão descobrindo nas nossas leiras!
Os treinos da modalidade realizam-se nos Campos de futebol ou à sua volta (em Alvito ou em Vila Nova da Baronia), no Rossio ou em qualquer lugar, na ausência de Pista... que um dia destes será realidade! Entretanto, vai-se até à Pista de Beja uma vez por semana.
A nível organizativo merecem referência as provas de corta-mato "Crossalvito", de natureza "Corrida do Montado" e para promoção da modalidade "Juvatlético" que o Clube organiza anualmente. Colabora, também, quer com a autarquia quer com a Associação nos eventos de Atletismo que realizam no Concelho.
O Clube mantêm uma relação estreita com a Escola, colaborando tecnicamente nas iniciativas escolares (p.e. Corta-mato) e leccionando Atletismo (além de outras modalidades) nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's) do 1º Ciclo. Encontra-se, também, em funcionamento uma Escolinha de Atletismo, no Pavilhão Municipal, em horário pós-escolar, com um téecnico do Clube.
Lema: Desporto, Natureza e Aventura no Alentejo!
Convite: Quem se preocupa com a vida e com os outros, queira praticar desporto e queira colaborar com este projecto do tamanho do mundo, tem a porta deste Clube (muito especial) aberta!
 
 
Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira
NDCO
Morada: Largo de S. Sebastião   7630 - 000  Odemira
Telefone:
283 308 033
Fax:
283 308 033
Mail: ndcodemira@hotmail.com
Tlm:967 738 518 (Sr. José Raul) www.ndcodemira.com
Presidente: Raul José Ramos Lourenço blog:
Técnicos Atletismo: José Raul, Ilídio Campos
Breve Historial de Clube: O Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira promove o atletismo desde a década de 70. inicialmente a equipa participava em provas populares de estrada e corta-mato.
Da equipa faziam parte 20 atletas de todos os escalões, dos infantis ao seniores.
Após algumas dificuldades em manter viva a tradição do atletismo em Odemira, actualmente o Núcleo tem 21 atletas a participar em competições de pista, estrada e corta-mato.
O Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira contribui para o desenvolvimento da modalidade com a organização do Circuito de Atletismo Vila de Odemira que se realiza em Abril ( 19 de Abril de 2008), bem como o Cross dos Cavaleiros de Vale de Santiago que se realiza em Novembro.
 
 
Beja Atlético Clube
BAC
Morada:  Rua Tenente Sanches Miranda, nº 14  7800 - 072  Beja
Telefone Fax mail
Tlm: 968 222 160 (sr. Carlos André) http://www.beja-atletico.no.comunidades.net
Presidente: Carlos André blog:
Técnicos Atletismo: Carlos André, António Casaca
Um grupo de pessoas com larga experiência no dirigismo desportivo, técnicos, atletas dos mais representativos do Baixo Alentejo ligados a prática da modalidade de atletismo, reuniram – se ao redor de uma jantarada no dia 8 de Março ano 2000 no Restaurante “0 Alhinho” e avançaram com ideias para a criação de um clube, após vários nomes propostos escolheu - se o nome de Beja Atlético Clube.
 
A escritura do clube foi oficializada na comarca de Cuba no dia 11 de Outubro de 2000. O clube iniciou a actividade com treinadores ligados há prática da modalidade, quer como dirigentes, quer como atletas casos do Dr.Carlos Gradiz, Leandro Rodrigues e os manos André e outros que já estavam afastados da modalidade.
 
Faziam parte para além dos nomes já referidos os atletas; Paulo Inverno, João Gonçalves, João Ribeiro, José Filhó; Xavier Pé – Leve; Inácio Faias, Nuno Baganha entre outros.
Em Assembleia Geral no dia 26 Janeiro de 2007, foi criada uma nova secção de modalidade de defesa pessoal “Muay Thai”, composto por cerca de 30 atletas., que são orientados por 3 técnicos.
 
O clube tem como logótipo o Castelo, Atleta e Sol.
 
As cores oficiais do clube são as da cidade vermelho e preto.
 
As primeiras instalações do clube foram emprestadas pela Junta Freguesia de Santiago Maior no Bairro Social onde eram feitas as reuniões da direcção, as Assembleias Gerais eram nas instalações da Associação Atletismo de Beja; por sua vez toda a parte da secretaria era feita nas casas dos directores.
Actualmente as instalações Sede são cedidas pela Câmara Municipal de Beja na Praça da República.
 
Sociedade Recreativa e Desportiva Entradense
SRDE
Morada: Rua do Arrabache, n.º 31   7780 - 345  Entradas
Telefone:
286 915 292
Fax:
286 915 292
mail: antmachado@mail.telepac.pt
Tlm http://
Presidente blog:
Técnicos Atletismo: António Machado
Fundada em 3 de Fevereiro de 1935, é a mais antiga instituição da freguesia. Com sede na Rua do Arrabalde, nasceu como Sociedade Recreativa Entradense mas, em 1982, ganhou a componente desportiva. Tem cerca de 500 associados e promove a prática do futebol e atletismo.
 

 

 
 
Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana
NARM
Morada: Bairro de S. Brás, n.º 2  7600 - 000   Messejana
Telefone:
284 600 070
Fax:
284 602 055
mail: cma_deptecnico@clix.pt
Tlm http://
Presidente blog: http://narmessejana.blogspot.com/
Técnicos Atletismo: Luciano da Conceição, Francisco Pereira
Breve Historial de Clube

 

FUTEBOL CLUBE CASTRENSE
FCC
Morada: Praça Adriano Correia de Oliveira, 15 7780-133 Castro Verde  

Telefone: 

286 322 140

Fax

286 322 140

mail:
Tlm http://
Presidente

Carlos Alberto Pereira

blog:
Técnicos Atletismo: António José Vaz, Rui Constantino
O clube foi fundado em 1953.

 

 
OURIQUE DESPORTOS CLUBE
ODC
Morada:  
Telefone:  Fax mail: 
Tlm  967738549/ 963854808  
Presidente  Paulo Ascensão blog:
Técnicos Atletismo: Sergio Silva, Paula Laneiro
 Fundado em 1976.

Ferreira Activa - Movimento Associativo de Ferreira do Alentejo
FAMAFA
Morada: Loja 12 do Mercado Municipal    7900-000 Ferreira do Alentejo  
Telefone:  Fax mail: geral@ferreiraactiva.org
Tlm  962 913 310 http://www.ferreiraactiva.org
Presidente  José Diogo Branco blog:
Técnicos Atletismo:

A Ferreira Activa-Movimento Associativo de Ferreira do Alentejo foi oficialmente criada a 4 de Dezembro de 2003. Desde então tem vindo a desenvolver um projecto que muito prazer tem dado, e que tem crescido com o apoio dos comerciantes locais e comunidade em geral.

Filiados na Associação de Atletismo de Beja desde Outubro de 2009, a aposta nesta modalidade surgiu da vontade e perserverança do atleta de Marcha, Dionísio Ventura. Natural de Ferreira do Alentejo, o atleta sempre desejou poder representar um clube da terra, estando agora reunidas as condições para que ele possa representar verdadeiramente o concelho de Ferreira do Alentejo, através da Ferreira Activa, nas diversidades provas nacionais e internacionais que pretende participar.

   
   
   
   
   
   
   
Sporting Clube de Cuba (Não activo)
SCCB
Morada: Rua Dr. João A. Tojeiro, n.º 16  7940 - 000 Cuba  
Telefone: 
*       284 412 276
Fax mail: as1430@sapo.pt
Tlm
Presidente blog:
Técnicos Atletismo: Dr. Carlos Gradiz, Margarida Fitas

O Sporting Clube de Cuba é a filial nº 50 do Sporting Clube de Portugal. Foi fundado em 5 de Março de 1932 por Joaquim Cabaça e alguns associados do extinto Sport Ginásio Cubense, a quem se juntaram estudantes, funcionários públicos e dos caminhos de ferro de Cuba. O Dr. Augusto Amado de Aguilar, posteriormente presidente do Sporting Clube de Portugal, redigiu os seus estatutos, sendo o campo de jogos do SC de Cuba nomeado em sua homenagem.

O Clube tem um palmarés local e regional importante, nomeadamente no atletismo, ciclismo, futebol e hóquei em patins, com títulos nacionais, regionais e distritais, além de outras prestações meritórias, constituindo indiscutivelmente um baluarte do Alentejo.

PIENSE SPORTING CLUBE (Não activo)
PSC
Morada:Rua Cónego Lopes Lossa, 3 7830-221  Pias, Serpa   
Telefone: 284858234 Fax mail: piense@piensesc.com
Tlm 967846912 - 968170216 - 967804697 http://www.piensesc.com
Presidente blog:
Técnicos Atletismo:

O PIENSE SPORTING CLUBE que hoje conhecemos, é o resultado do contributo de muita gente, uns mais anónimos que outros e remonta ao início dos anos 40, quando em 1941, a seguir ao ciclone, um grupo de 15 rapazes à volta dos 17 anos tiveram a ideia de fundar um clube de futebol, a que deram o nome de ENCARNADOS FUTEBOL CLUBE. O seu primeiro presidente foi o Sr. José Ramires. Por essa altura, fundaram-se mais 2 clubes na povoação: “Os Unidos” e os “Fatalistas”. Os Encarnados equipavam à Benfica, os Unidos à Sporting e os Fatalistas, como hoje é o Piense, de preto e branco, com riscas verticais. Com a extinção dos Unidos e dos Fatalistas, todos os bons “craques” foram para os Encarnados.

O Piense foi então em 1943 integrado na Sociedade 5 de Outubro e foi com os Estatutos desta sociedade que se inscreveu na Associação de Futebol de Beja, tendo a sua inscrição sido aceite em 16 de Fevereiro de 1944, data adoptada oficialmente como tendo sido a de fundação do Clube. O Piense S. C. participou na década de 40 em importantes competições, por exemplo, no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e disputava taças com clubes vizinhos, nomeadamente com o Atlético Clube de Brinches (presentemente inactivo), com o qual existiam grandes rivalidades.

A data oficializada como a de refundação do clube foi então a de 1 de Novembro de 1971.

Clube Recreativo Amador de Musica "Os Leões" (Não activo)
CRAML
Morada: Rua 5 de Outubro  
Telefone:  Fax mail: 
Tlm   
Presidente  blog:
Técnicos Atletismo:
 

  

Clube de Futebol Guadiana (Não Activo)
CFG
Morada:  
Telefone:  Fax mail: 
Tlm   
Presidente 

Ricardo Soares

blog:
Técnicos Atletismo: Stephane Teixeira
 O Clube de Futebol Guadiana foi fundado em 1947.


HOME

AABeja

Clubes/Associados

Pistas

Filiação Atleta e Grupo

Organização de Corridas

Links uteis

Destaques

CONTACTOS

Copyright © AABEJA.org 2008 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por OPTIMEIOS